Gigantes versus fadinhas, parte 1.

De vez em quando alguém pensa em como redimensionar as armas e armaduras para seres maiores e menores. Então resolvi pesquisar nos suplementos de GURPS e achei no High Tech, no Low tech companion 2: Weapons and warriors. Além de um detalhe retirado do Low tech. Juntei tudo aqui, com mais algum comentário meu (em verde). Estas regras não são exaustivas, nem totalmente realistas (e, dependendo do Modificador de Tamanho, nem seria interessante ou factível buscar realismo aqui) e o mestre pode se sentir à vontade para fazer os ajuste e considerações que achar adequado ao estilo da campanha.

No Dungeon Fantasy 3 há mais uma regra específica para guerreiros diminutos, que não é compatível com a do Low tech, mas irei citar aqui, como um bônus ao final. Usei essa a regra pra puxar a tabela retirada do low tech até MT-6 (ela ia até MT-4). O padrão na tabela é, em todo caso, perceptível, podendo prosseguir para ambos os lados além dos limites indicados. 

Parte 1: REDIMENSIONANDO EQUIPAMENTOS

Melhor arranjar um equipamento apropriado ao seu tamanho, não? 

Vestuário, equipamento de suporte à vida e itens pessoais semelhantes assumem um usuário do tamanho de um adulto normal (MT 0). Ao comprar equipamentos para indivíduos maiores ou menores, multiplique o custo, peso e necessidade de energia por um fator que depende do modificador de tamanho do usuário:

MT        Fator

MT -6    ×1/100
MT -5    ×1/50
MT -4    ×1/20
MT -3    ×1/10
MT -2    ×1/5
MT -1    ×1/2

MT +1    ×2
MT +2    ×5
MT +3    ×10
MT +4    ×20
MT +5    ×50
MT +6    ×100
MT +7    ×200
MT +8    ×500
MT +9    ×1,000
MT +10   ×2,000

Continuação:

Próximo: https://maresdearaterre.game.blog/2021/06/17/gigantes-versus-fadinhas-parte-2-e-3/

Final: https://maresdearaterre.game.blog/2021/06/17/gigantes-versus-fadinhas-consideracoes-finais/

Publicidade

3 comentários em “Gigantes versus fadinhas, parte 1.

  1. P.s.: No original alguns multiplicadores de custo aparecem como cost factor (CF), mas, como esse conceito não aparece no básico, transformei em multiplicadores simples aqui.Em uma postagem futura eu talvez explique como funciona e no que difere de simplesmente ir multiplicando em sequência os diversos elementos que compõem o preço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s